Escolha uma Página

Dicas para ser bem sucedido na auto-publicação de livros

LUIS DINIZ

Empreededor e co-fundador da Arando.io

A auto-publicação e livros percorreu um longo caminho nos últimos anos. A introdução de sites como Lulu https://www.lulu.com/, juntamente com o surgimento de leitores eletrônicos como Kindle, abriu o caminho para que mais autores apresentem seus trabalhos a um público ávido para consumir. Concretamente um número crescente de autores está obtendo verdadeiro sucesso por meio da autopublicação. O mercado é tão promissor que atrai até famosos como Paulo Coelho.

Mark Dawson é talvez o exemplo mais conhecido de sucesso moderno de autopublicação. Sua série de espionagem parecia que não iria decolar no início – até que ele decidiu dar o primeiro livro de graça. Agora, sua série focada no espião John Milton é um best-seller da Amazon e relatou que ele ganhou mais de $ 400.000 no ano passado.

Com isso em mente, a autopublicação tem desfrutado de uma popularidade renovada e também de um respeito recém-descoberto. Poucas pessoas veem a autopublicação como pura vaidade ou como um reflexo do trabalho do escritor. Ainda assim, o estigma pode fazer com que alguns autores tenham dúvidas em auto-publicar o seu livro.

“Lembre-se: a maior qualidade de um vencedor é nunca desistir.”

E como isto se traduz para nossa realidade?

À primeira vista, essa dica pode parecer um pouco boba, mas o sucesso pode significar muitas coisas diferentes. Para alguns, trata-se simplesmente de publicar algo – sobre cumprir essa meta de produtividade. Para outros, trata-se de levar sua mensagem a um público específico. Ainda assim, para outros, pode significar ganhar mais dinheiro escrevendo sozinho ou usando-o como uma forma de promover um outro negócio. Então, é claro, existem aqueles que sonham alto – aqueles que querem seus nomes na Lista dos Mais Vendidos. Quaisquer que sejam seus objetivos, comece sua jornada sabendo onde você deseja estar.

 

A auto-motivação é o mais importante.

Simplesmente terminar um projeto de publicação é uma tarefa gigantesca. Não importa se sua obra é um épico de ficção, uma publicação técnica ou uma peça de não ficção – escrever um livro não é fácil. Ficar motivado durante todo o processo é um desafio em si, especialmente para autores de primeira viagem. Sem um público com o qual se conectar, os escritores mais novatos podem se perguntar se realmente têm o que é preciso não é mesmo?

A dúvida e o sentimento de “será que vai dar certo” fazem parte do processo criativo. Pessoas que criam coisas muitas vezes se perguntam se seus esforços valem a pena, então é importante permanecer motivado por todos os meios necessários. Existem dezenas de fóruns de escritores online, redes sociais podem ser uma saída, fóruns, painéis de mensagens e grupos de mídia social dedicados à arte da escrita. Conecte-se com um grupo de que você goste e use o apoio comunitário para amenizar seus medos ou desabafar.

 

Concentre-se nas suas tarefas

Ser um escritor significa que você só presta contas a si mesmo – pelo menos no começo. Embora você possa chegar a um ponto em que, como o autor de Games of Thrones R. R. Martin, você tenha fãs exigindo uma agenda para os próximos trabalhos. No seu caso, mantenha-se responsável estabelecendo e cumprindo prazos específicos, mesmo que isso signifique ficar a noite toda acordado. Seja realista quanto às suas expectativas sem perder o senso comum. Postar sobre seu progresso por meio de suas redes sociais ou em um blog é uma excelente maneira de construir uma audiência e prestar contas às pessoas.

 

Conheça o seu publico alvo

Ao escrever seu livro, mantenha seu público alvo em mente. Os autores de autoajuda, por exemplo, devem compreender os vários desafios, obstáculos e questões levantadas pelo problema que estão abordando. Um livro sobre como se organizar deve agradar a todos que desejam melhorar suas vidas por meio da organização – de executivos a donas de casa e estudantes. Isso não significa que você tenha que dar ao seu público tudo o que ele deseja, mas você deve se certificar de incluir elementos que se aplicam ao gênero escolhido. Ajuda se você for pessoalmente fã do gênero no qual está escrevendo.

 

 

Pense além do “fim”

Terminar um livro é difícil o suficiente, mas o trabalho não é feito apenas porque você chegou ao fim. Com tantos livros disponíveis no mercado hoje, os autores que publicam seus livros por conta própria precisam trabalhar em dobro. Escrever e publicar um livro é uma tarefa enorme – cheia de armadilhas e desafios. Mas sempre é necessário um tipo especial de pessoa para ser um escritor de sucesso e a nova era da autopublicação não mudou isso. No mínimo, ficou mais fácil para os autores de nicho encontrar seu público perfeito se eles estiverem prontos, dispostos e capazes de se dedicar ao trabalho e ao tempo que leva não apenas para escrever seu livro, mas para buscar seus leitores perfeitos.

 

 

Como publicar o seu livro?

A boa notícia é que com as modernas tecnologias de impressão, a auto-publicação de livros está cada vez mais acessível. A impressão sob demanda permite a impressão de apenas 1 livro. Isto mesmo! Você pode mandar o seu pedido para a Primeira Leitura imprimir apenas 1 livro se quiser. O seu livro será impresso em modernas impressores à laser e receberá acabamento profissional com deve ser numa gráfica. A tecnologia do site da Primeira leitura também é de primeiro mundo, os softwares integrados fazem que o seu pedido chegue diretamente à produção sem a intervenção humana num fluxo de trabalho fornecido pela startup portuguesa https://arando.io.

Seu livro é impresso em tempo recorde.

Quer receber nossos artigos em primeira mão? Assina nosso Newsletter.

(19) 3451-5440
contato@primeiraleitura.net